sábado, 25 de janeiro de 2014

Red Dead Redemption

Eu fiquei alguns dias sem acesso ao computador. Poderia fazer toda uma fábula moral aqui sobre como é bonito ver o mundo lá fora e aproveitar a vida sem acesso a internet. Ou posso não mentir e assumir que sentei na frente do PS3 e usei a pilha de jogos que estavam esperando eu sentar e jogar para passar o tempo.

Na verdade, terminei passando meu tempo todo com um único jogo. Red Dead Redemption. Dizer que Red Dead é GTA no velho oeste não é justo. Sim, ele usa a engine do GTA. Mas em primeiro lugar, você pode ser um dos "caras bons" (em um padrão bang bang de cara bom). O jogo não favorece muito se você escolher como caminho não ter honra: as pessoas atiram em você na rua, se você fizer o tipo de coisa que seria usual em GTA.

Eu diria que Red Dead é quase um jogo de horror. Boa parte das missões são tétricas. Algumas cenas são de arrepiar a nuca. Foi feita uma pesquisa muito boa sobre a época do jogo, mas foi uma pesquisa que se referenciou nos aspectos mais sombrios. Com canibais escondidos nas montanhas, altas taxas de suicídio, assassinatos cruéis, gente maluca cometendo crimes, ladrões de túmulos e corrupção.

Nunca espere o melhor: sempre espere que as coisas vão piorar. Sério. Tou até agora esperando a "redemption" do título. (sim, eu leio spoilers, sim, eu já vi outra pessoa jogando, não isso não tira a graça porque o jogo é MUITO rico em detalhes).  

Acho bacana o mundo aberto, as side quests e missões aleatórias, e como você pode decidir que hoje vai brincar de ser caçador ou gastar horas caçando bandidos, e fazer devagarzinho as missões que jogam a história para frente. Ficar distraído com cenários, os pequenos mistérios e o cuidado que eles tiveram em desenhar mesmo coisas que não tem conexão nenhuma com a história e que só estão lá para enriquecer o visual.

E o personagem principal é muito cativante. Merecia livro, sabe. Dá para jogar como quem assiste um filme ou lê um livro, ficando fascinado por personagens e pela história.

Teria algumas críticas aqui e ali, mas forma geral, não estou afim. Os pontos positivos superam.

E é isso. Agora vou sair da frente do pc e voltar para o jogo...




Nenhum comentário:

Postar um comentário