quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Campus Party Brasil 7 - contagem regressiva

Difícil não ficar ansiosa com a única viagem que vou fazer em janeiro. Embora tecnicamente esteja só indo até a cidade vizinha, a CP é um evento de imersão: as pessoas acampam por uma semana lá. Então é uma viagem. Tem palestras fantásticas sobre temas variados de tecnologia e cultura digital. Tem um monte de encontros e acontecimentos extra oficiais. Pense em um evento nerd com quase 8000 pessoas com seus computadores e suas ideias e você tem uma noção do que é o lugar.

Eu acho um pouco complicado explicar minha empolgação. Nas últimas três Campus, eu fui pra lá e passei um dia no evento. Não cheguei nem a levar minha máquina, usei a de um amigo que estava lá. E assisti todas as palestras que pude fazer caber em um dia. E fotografei uma exorbitância de coisas.

E foi assim que decidi que meu mestrado tem que falar sobre isso. Sobre a arena da cpbr e sobre as coisas que acontecem ali em temros de criação artística cultural.

Não passei (ainda) no mestrado. Talvez por ter me inscrito no último dia e feito a prova duas semanas depois sem nenhum preparo para isso =P.  Mas esse ano quero ter um material mais coeso para apresentar. O que inclui tudo que eu puder anotar e fotografar e registrar esse ano na minha ida para lá. Quero escrever um artigo sobre isso, quero expor o que eu acho fantástico dali: pessoas criando cultura, in loco, em um lugar onde as fronteiras do que é o mundo virtual e o mundo físico são muito mais borradas.

As vezes, a gente esquece que aqui, o mundo virtual, também é parte do mundo real. É no mundo físico que produzimos os conteúdos que formam a rede. São pessoas que estão atrás de seus cyberdecks computadores criando essa coisa toda. Que do layout pré programado que eu usei para fazer esse blog até o programa mais obscuro, mulheres e homens digitaram e digitalizaram tudo isso.

Cybercultura é um negócio lindo, porque é a nossa forma de expressão e também pode ser nossa forma de transcendência cotidiana.

Então, lá vou eu no dia 27 para a CPBR e esperem uma acumulação de coisas sendo postadas por aqui.

É um pouquinho assustador. Não consegui camping então vou na cara e na coragem. Não sei muito bem o que eu deveria levar. Tudo que eu tenho são tentativas de encontros e uma lista bem grande de palestras que quero ver.

Mas é muito bonito ver as coisas acontecerem. É muito bonito estar ali, fazendo coisas acontecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário