segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Numenera - Primeiras impressões - criação de personagem

Sábado testamos o Numenera. O jogo foi produzido a partir de um quick starter que aconteceu em 2012 (infelizmente antes de eu aprender a brincar desse negócio), e lançado em Agosto do ano passado. Nesse quickstarter, o lindo do Monte Cook, autor do jogo e velho conhecido que quem curte RPG de mesa, pediu 20 mil obamas para produzir o sistema e as pessoas acharam tudo tão legal que ele conseguiu 517 mil e uns quebrados.

O cenário é science fantasy, e tem como premissa a terceira lei de Arthur C. Clarke:

"Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia."

 Então, em Numenera, nós estamos um bilhão de anos no futuro, no que chamam de Nono Mundo - já que oito civilizações - aeons- eras - mundos já aconteceram antes. (não preciso dizer que como fanática por Shadowrun esse título de Nono Mundo já me cativou na hora, mesmo que não haja relação).

No momento do jogo, o nível tecnológico é medieval. Mas os restos das civilizações anteriores estão por todos os lados: ferramentas avançadas, sistemas de comunicação, transporte, defesas e armas. Mas também monstruosidades geneticamente modificadas, radiação, criaturas alienígenas, nuvens de nano robôs destrutivos...


Esses restos tecnológicos são os numeneras que dão nome ao jogo. E eles se dividem entre: 

Cyphers - pedacinhos úteis de tecnologia

Artifacts- Ferramentas e armas completas e funcionais
Oddities - Coisas curiosas que não tem lá muita utilidade
Discoveries - Construções e estruturas antigas


Então imagine um cenário medieval onde a magia na verdade é tecnológica, e muitos efeitos fantásticos são produzidos por mecanismos de todo tipo. Onde entre as florestas e montanhas cheias de árvores um obelisco voador ou uma máquina do tamanho de uma cidade pode estar esperando. 



Mas o que eu achei simplesmente fantástico foi a criação de personagem. Os puristas que querem regras extremamente detalhadas talvez surtem, mas para mim que gosta da ideia de sistemas que valorizam um tom meio cinematográfico/cartunesco, é uma lindeza só. 






Você faz sua ficha em dez minutos.

A base do seu personagem é uma frase. Isso mesmo, uma frase.

"I am a __________ __________ who _________s."

Eu sou um_______________ _______________ que _________________."
O primeiro espaço na frase é um adjetivo que você escolhe em uma lista, e é seu descritor (descriptor).

O segundo espaço na frase é um substantivo, que é seu tipo (type), o equivalente a classe de personagem.
Existem só 3 types, mas te garanto que você não precisa de mais. A pontuação inicial dos atributos é definida pelo seu type.

O terceiro espaço é o "verbo" (na verdade minha capacidade de análise morfológica não está funcional nessa hora da madrugada, mas tem um nome para isso, que é uma oraçãozinha na verdade), que é seu focus.
Você também escolhe seu focus de uma lista.

Você distribui 6 pontos de atributos (também são só três atributos).

Cada uma dessas três coisas te dá as características do personagem, habilidades que ele tem, skills. Depois disso, regras adicionais se você quiser ser um mutante ou alienígena podem dar um extra. Pode escolher um defeito para ter mais uns pontinhos.

E pronto, acabou. Personagem pronto.


a ficha de personagem é muito linda... e relativamente prática


Esses três types, que óbvio a gente fica se referendo como classe porque pra que usar a nomenclatura certa do cenário né, são Glaive, que é um guerreiro - especialista em combate, Nano, que é o mago, o cara que usa numenera para fazer esoteries, que são efeitos quasi-mágicos, e Jack, que vem de jack-of-all-trades, o faz tudo, nem tão manjador de usar os numenera quanto um nano, nem tão pronto pro combate quanto um glaive, mas sempre sacando de tudo um pouco.



E o grande lance é que quando você combina isso com os descriptors e os focus, você tem uma variedade possível de personagens quase imbatível.


Achei alguns focus meio desbalançados: alguns te dão vantagens muito visíveis quando comparados com outros, mas nada que não te deixe ainda cheio de possibilidades para escolher.De ser um lobisomem até ser um líder carismático ou ter habilidades com máquinas.

Outra coisa que achei interessante é que seu focus também te dá uma conexão com outro jogador. Cada focus exige que você escolha um outro personagem jogador para ser essa conexão, que vai ter um efeito na dinâmica do grupo. Pode ser algo interpretativo ou pode mexer na mecânica do sistema.


Os pontos de dano também tem uma estrutura bem diferente. Lembra que tem três atributos?

São Might, Speed e Intelect. Você tem um edge e um pool para cada um. Seu edge é o valor total do atributo, como você usa ele para testar coisas. E quando você toma dano,é no pool do atributo adequado que esse dano vai. Siiiiiim, seus pontos de vida são seus atributos.


Você também pode voluntariamente tomar dano para:
 fazer um effort um esforço heróico que te dá uma vantagem na rolagem de dados,
ou para ativar uma habilidade.


Claro que eu poderia falar mais algumas horas sobre a dinâmica do jogo - que tem umas coisas muito legais e uns pontos que valem uma discussão. Então, esperem mais postagens falando de outras características desse RPG - como o fato de que os jogadores fazem as rolagens todas, e o mestre não faz rolagens - exceto por eventuais rolagens opcionais, só precisa se concentrar em contar a história.Afinal, isso está ficando longo e são seis da manhã - e eu preciso dormir alguma hora.


2 comentários:

  1. Não participei desse kickstarter, mas um amigo sim. Estou esperando o convite dele para jogar :P hehehe

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  2. O pessoal pode falar que inserir Lovecraft nos cenários, está virando modinha, mas eu acho que em Numenera, esta ação casou bem com a proposta do cenário.

    http://rpg.drivethrustuff.com/product/121074/In-Strange-Aeons-Lovecraftian-Numenera?src=s_pi

    O texto está excelente, parabéns, e eu mesmo só tenho um "grilo" com ser tecnologicamente dependente neste cenário, que é o fato de que, para se ter um pouco de versatilidade, você sai com mais coisas que carro alegórico. :)

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