quarta-feira, 12 de março de 2014

10 seriados marcantes na minha vida

Fui marcada em um meme no facebook de 10 melhores seriados. Demorou, mas aqui vai. Lembrando que amanhã a lista poderia ser completamente diferente...


Eu comecei a ver seriados quando era criança. Minha mãe sempre foi a nerd dos "enlatados americanos" (que eram na maioria canadenses, rs), e eu meio que acompanhava. Acho que o primeiro seriado que balançou minhas estruturas no sentido de entender o que era ser fã foi Arquivo X. Eu tinha nove anos e tampava os olhos nas cenas assustadoras.

Mas não vou incluir ele na lista pq eu realmente fiquei desapontada com os últimos anos da série... e porque hoje eu pensei nessa lista aqui ó:


1- O Homem da Máfia (Wiseguy)


Vinnie Terranova era um agente infiltrado, mas também era nosso mafioso preferido. O seriado tinha essa coisa nebulosa de até onde ia o disfarce e o envolvimento pessoal do Vinnie com a comunidade. E tinha o LoCocco. Que era mal, mas era bom, entende, e personagem do nosso arco favorito do seriado.Cada arco o Vinnie se infiltrava numa merda diferente e a gente acompanha todos os assassinatos, suicídios, tiroteios e traições. Até hoje a gente ainda fala desse seriado. E Dom Aiuppo era a estrela do nosso outro arco favorito: por favor, o padrasto do personagem principal era um chefe da Máfia, como a gente não ia gostar disso? A abertura do seriado era fantástica, aliás, e me lembro dela em detalhes até hoje.





2- Anjos da Lei (21 Jump Street)



Assumo. Eu era apaixonada por metade do elenco. Mas por incrível que pareça, não era Johnny Deep na pele do Tom Hanson o homem com eu queria me casar personagem preferido. Eu tinha um treco cada vez que o Dustin Nguyen, o Harry Ioki aparecia na tela. Não vou mentir e dizer que eu super me lembro do seriado. Lembro que tinha aquelas lições de moral que te dão mais vontade de usar drogas do que de fugir delas típicas dos anos 80, e era dramático. Eu adorava aquele drama todo, aquela angústia toda. Sabe, somos jovens, a vida é uma merda, drama-drama-drama. Mas além das paixonites, de me fazer curtir seriados policiais e ter uma trilha sonora que eu adorava, me motivou a escrever minha primeira fan-fiction, que ufa, não existe nem em sonho de registro. Mas foi importante no processo.

Ps- não me falem daquela blasfêmia de filme que em teoria teria algo a ver com o seriado.

3-Maldição Eterna (Forever Knight)

E foi assim que eu comecei a gostar de vampiros.

Pronto, fim acabou. Precisa de mais? Eu tenho até tatuagem motivada por esse amor todo por coisas de vampiros, o fato dele ter sido o primeiro seriado de vampiros que eu me tornei fã devia bastar né.

Ok, ok, talvez você estivesse em outra dimensão nos anos 90 e nunca tenha visto o policial vampiro cujo carro tinha um porta malas a prova de sol. 800 anos de assassinatos fizeram com que ele se cansasse, e virasse detetive investigando assassinatos. Ele não bebia sangue humano e lutava contra seus instintos vampíricos, mas isso era o legal: não era "sou um vampiro vegetariano" era "sou um monstro e a qualquer instante posso perder o controle e matar alguém". Especialmente, LaCroix, aquele lindo, ficava tentando levar o Nicholas de volta pra sua pós vida de assassinato e era um personagem que a gente adorava.

O final nunca passou no Brasil, aliás, pra que passar a série na ordem, né, veja bem.

4- A Bela e a Fera (Beauty and the Beast)

Um dos roteiristas era o George Martin. A maquiagem era incrível, os personagens cativantes e os roteiros muito bem escritos, os cenários ficaram na memória pra sempre. Eu gosto de um drama, e gosto de aventura, e gosto de fantasia. A ideia de uma vida subterrânea debaixo da cidade então, não tinha como não amar.


Quando vejo as  fotos do Vincent, vejo que o seriado envelheceu bem: a maquiagem ainda é grotesca e sedutora.


E, novamente, não me falem da pseudo refilmagem horrorosa.

5- A Gata e o Rato (Moonlighting)

Eu me lembro do Bruce Wyllis e me lembro que as roupas de todo mundo tinha ombreiras enormes.

Era pequena demais para realmente acompanhar a série, mas havia todo um zumzumzum na casa, de todo mundo parar o que estava fazendo para assistir A Gata e o Rato. Lembro que tinha armas, que os adultos riam de piadas que eu não entendia, e que era muuuuuuuuito legaaaaaaaaaal.

Podemos dizer que foi onde se plantaram as raízes pelo meu posterior gosto por séries.



___________

 Aqui a gente muda o rumo da prosa. Porque eu sou maníaca por ficção científica, space opera, drama espacial, qualquer-coisa-com-naves-ou-robôs-ou-aliens. Essas são as séries que eu assisto e reassisto e vejo de novo e que você vai achar referências por todo lado da minha casa, da minha vida, dos fandoms de que faço parte.


6-Star Trek

 Star Trek não é só a coleção de seriados e filmes mais incríveis da Terra. É uma visão de mundo, uma filosofia de vida. É acreditar que a gente pode fazer as coisas pelo bem comum, viver aventuras conhecendo outros mundos, e onde ser humano não é o padrão.

Tenho episódios e personagens preferidos em cada uma das séries. Tom Paris, em Voyager, e Bones, na série clássica, não podem deixar de ser citados. Picard não conta: ele é mais que um favorito, é uma referência geral.

Dá para dizer que Star Trek ocupa um lugar de destaque na minha vida, e não é só pelo delta de um metro de altura em cima da porta da minha casa, ou o Kirk dando uma bica no peito do Khan em cima da escrivaninha. É porque eu tenho uma dívida de vida com o Rodenberry por tudo que ele criou. Posso considerar que, junto com o Mark Hein Hagen, ele é meu santo casamenteiro.

Meu filho não se chamou Jean Luc por muito pouco.

E eu me mantenho uma purista: por favor, não me falem desses filmes novos horrorosos, sem pé nem cabeça.



 7-V

Vixe, política, alienígenas, reptilianos... como não amar V?

Série clássica, que todo mundo devia ver na vida.


8-Firefly

Eu não vou dizer nada. Eu só vou pedir para tod@s cantarem:


)

Eu poderia passar a noite aqui e não ia conseguir dizer tudo que tem de incrível nesse seriado.

9-Comando Espacial  (Space: Above and Beyond)

Essa tradução de nome miserável tornou um inferno para mim para explicar para as pessoas do que eu estava falando por uns anos. (nem sempre houve um google e uma wikipedia facilitando a vida, sabe).
Eu adorei cada episódio, cada personagem, cada nave. Eu fácil considero Space: Above and Beyond, por tosca que fosse, como uma série formadora para mim.

Sabe aquela coisa de representatividade? Eu estava olhando para a tela e vendo uma mulher piloto militar liderando tretas. Não dá para explicar a importância disso, mas eu queria ser a Capt. Shane Vansen.

Acho que um pedacinho de mim ainda está sentada naquele cockpit de Hammerhead, esperando a segunda temporada que nunca veio.

Plus: a caneca do USS Saratoga foi a primeira coisa de um seriado que eu desejei. Com uma vasta coleção de memorabilia, continuo sem ter nem uma pecinha de S:A&B e desejando aquela caneca. 

10-Battlestar Galactica

Uma palavra:

Cylons.

E eu preciso publicar isso porque já faz muito tempo que eu estou escrevendo,rs.

Mas é uma série que está na lista das que eu vi desde pequena e que formaram meu gosto por sci-fi.  É o tipo de coisa que eu comecei vendo com meu pai e terminei vendo enquanto cuidava do filho, sabe. Parte do pano de fundo da vida, está gostar de Galactica.

E bom, a série nova é quase legal. Exceto que porque o Boomer não é o Boomer, Starbuck não é Starbuck (e o menor problema foi a mudança de gênero) e outras atualizações imbecis, o Adama ainda é foda, e tem uns combates loucos. Mas não é a mesma coisa. Fico com a antiga.



E é isso. Um pouquinho dos seriados mais marcantes. Optei por não colocar o que tá rolando agora, porque esses eu ainda tenho que absorver. Daqui a dez anos te digo o quanto eles foram marcantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário