sexta-feira, 31 de maio de 2019

As redes sociais são uma bosta, mas e aí?

Todo mundo já sacou que as redes sociais são, por N motivos, uma bosta. Mas embora a saída seja óbvia - voltar aos blogs - ainda é complicado e cheio de detalhes e questões sem respostas.

O blog nunca morreu. Mas em um momento onde é bonito falar mal da aparência caseira da Internet da década de 90, os blogs viraram um troço profissional que é intimidador.

Em 98 eu tinha um blog no blig, a plataforma do IG, o provedor de Internet gratuito do cachorrinho fofo, e eu me sentia muito bem obrigado de estar escrevendo bobagens. Numa época onde a gente comemorava atingir mil views do blog, e calculava que pra cada comentarista umas cem pessoas tinham lido seu texto e isso era GENTE PRA CARALHO, eu tinha um nível bem bão de leituras e interações.

Era gostoso, despretensioso, e eu misturava todos os temas porque era isso que um blog era: um diário aberto com espaço para escrever o que quisesse. Tinha poesia e textão e desabafo e citação. As vezes tinha quinze postagens numa semana e nenhuma por um mês.

E eu era a pessoa mais comum da blogosfera.

Quem queria algo mais compromissado, fazia uma página. Com o tempo dava para ter uma pagina dentro do blog para separar alguma coisa que você queria dar fácil acesso.

Tinha muitos lugares pra comprar layouts, pegar layout pronto ou fazer um frankencode em cima de um layout.

Era mal feito. Gloriosamente mal feito porque DIY.

Eu assumo que fico intimidada para escrever blog hoje porque tudo é profissional, higiênico, planejado.

Um B-log na origem parecia a porra de um txt caras. O ponto todo dessa merda era que produzir conteúdo não era coisa para eleitos. Todo mundo podia compartilhar conhecimento.

Foi para isso que a Internet surgiu.

Acredito que mais do que nunca, é preciso voltar aos blogs. Despretensiosos, feios, com 150 views por mês e CARA ISSO É VIEW PRA CARALHO SIM, FODA-SE O QUE A INTERNET COMERCIAL TE DIZ.

Eu tentei retomar esse blog trocentas vezrs, mas não funcionava exatamente por isso. Eu achava que era preciso fazer uma coisa bonita e que fosse validada oos parâmetros dos blogs de hoje em dia.

Só que não.

Eu sei que é estranho falar em "volta aos blogs" para quem faz blog. Mas o que a gente diz com 'volta ao blog" é quase um manifesto por uma visão menos higiênica, profissional e construída por uma lógica excludente onde só mantém um blog quem tem tempo, conhecimento de design e marketing e ferramentas de programação.

Eu quero a voltados blogs feios, eternamente em construção, onde a gente escreve e compartilha e vive e foda-se.

A proposta toda é muito simples.

Todo textão que você escreveria no Facebook, escreve. Mas publica no blog

Toda coisa que você achar legal de compartilhar, posta no blog, com os devidos créditos e o motivo pelo qual você tá compartilhando.

Nós queremos sim saber do seu cachorro, do seu aquário, do seu filho, dos seus dramas e das coisas que você fez e achou incríveis. Porque são essas coisas que ilustram de onde vem o texto mais filosófico cabeçudo ou o humor mais bunda que essa sua cabeça pode trazer.

Sem pretensão. Sem planejamento. Sem ficar vinte dias polindo texto ou esperando o horário certo do dia certo pra postar.

Não importa se tem uma imagem pra chamar atenção. Você tá aqui pra escrever e gritar para as paredes, as interações virão com o tempo e com a formação de uma comunidade de blogs.

Estão tentando fazer a Internet ser das grandes corporações. Vamos lembrar que não. É pras pessoas que essa coisa surgiu. É pras pessoas que ela deve existir.

(sim, eu sei que o Blogger é do Google. Mas neste momento é o que tem pra hoje. Aceito indicações de como sem dinheiro ou suficiente conhecimento, conseguir manter um blog fora dessas plataformas - o que seria ideal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário