quinta-feira, 26 de março de 2015

Primeiras impressões - Mass Effect

Preciso dividir minha empolgação. Sabe,  eu sempre pego as coisas bem depois,  jogo as coisas com anos de atraso, e ok. Minha lista de jogos para esse ano não tem lançamentos.
Só que normalmente,  por mais que eu goste de um jogo,  a diversão começa e termina dentro dele.  Não é algo que me mobilize. Mesmo Red Dead Redemption,  que é a menina dos meus olhos,  eu não sai atormentando as pessoas sobre o quão fantástico é tudo.  É maravilhoso,  mas é o jogo e pronto. 
Até um mês atrás,  eu não me imaginaria parte do fandom de um jogo.
Ragabash comprou a trilogia.  Promoção,  ele achou que eu ia gostar também,  sei lá os motivos do coiote,  mas ele esfregou a caixa do jogo na minha cara.  Aí o Vlá me questionou: o que eu estava fazendo que não estava jogando ainda? De acordo com o Vlá,  que já me evangelizou para Gears of War,  eu tinha "o dever moral e cívico"  de jogar ME. Por fim,  o Hell disse que era Dragon Age no espaço. Ok,  garotos,  vocês me convenceram.
O grande ponto de Mass Effect é que o cenário é muito bem construído.  O background da história é rico. Os personagens tem profundidade,  as relações entre vc é os NPCs empolgam,  e a construção do universo te convence. Não só a história é muito boa, as subtramas são muito bem pensadas. O jogo tem um dos melhores cenários de scifi fi que eu já vi.  E embora como tudo,  ele tenha questões problemáticas,  tem uma quantidade decente de personagens femininas,  e você pode escolher que o Shepard seja A Shepard.
Jane Shepard é uma mulher negra no meu jogo.
Apesar de não ser assim super inovador,  Mass Effect costura as coisas muito bem. Ele é coeso. O technobabling é funcional. O tal do mass effect justifica trocentas coisas diferentes,  mas te convence.  Ler as entradas enciclopédicas que você vai habilitando,  e as descrições dos planetas,  mesmo que não mudem nada na trama do jogo,  enriquecem a experiência e formam um canon de informações que pode alimentar spin off e fanfiction e RPG de mesa para uma vida.
E a parte opera em space opera... Os romances. As amizades, as citações... As conversas com os NPCs são tão legais quanto as cenas de combate.  Você ama e odeia junto com Shepard.  Existe uma tensão nas escolhas,  porque muitas vezes são escolhas morais complexas,  que exigem um envolvimento com a trama.  Eu estava quase chorando em Virmire.  Cada vez que escrevo effect o Swift Key oferece Garrus Vakarian como próximas palavras,  rs,  porque o Garrus é amor demais gente. Sou Shakarian até morrer.
Sim, tem nome para os shipping mais queridos. Sim,  o jogo tem um fandom que está bem além da média dos jogos.
Não acho que tenha muito pra dizer do jogo que você não ache alguém que já escreveu. Afinal,  o jogo existe a anos. Mas é lindo demais. É empolgante. É um universo ficcional rico,  complexo e coerente,  que merecia ainda mais atenção dos fãs de ficção científica.
E eu vou escrever um bocado inspirada em Mass Effect,  tenham paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário